sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Premiação Olimpíada Brasileira de Astronáutica e Astronomia
Equipe pedagógica certifica todos os participantes Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, realizada dia 13 de maio deste ano. Durante a VIII Comunidade na Escola e pela manhã no horário normal das aulas, os professores e todos os alunos que fizeram a prova da OBA receberam seu certificado como participação. Além do certificado, tivemos a honra de premiar três campeões da OBA, eles foram: Rian Igor Bruhn, Lucas Misael A. Arantes e Bruna de Witte. Parabéns a toda equipe que também receberam o certificado e aguardamos mais um sucesso no ano que vem!
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Escola recebe prêmio do Concurso Teatral Água para Sempre

segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Juramento
Produção de vídeo "Felicidade não é lixo"
Mapa da Estrada MIldau
http://www.ndonline.com.br/joinville/noticias/estrada-mildau-mescla-vida-urbana-e-rural.html
A partir das informações que descobrimos na internet e dos conhecimentos já trazidos pela memória e vivência da crianças, fizemos a reprodução da Estrada Mildau em papel.Veja as fotos dessa produção.
Dissertação.Felicidade não é lixo
Vídeo Consciente Coletivo-Episódio 10
A turma do 5º ano assistiu aos vídeos da série Consciente Coletivo. O projeto Consciente Coletivo é uma parceria do Instituto Akatu, Canal Futura e HP do Brasil .A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.
Enfatizou-se o último vídeo da série, episódio 10, que fala da necessidade de transformação do ser humano. Para parar e refletir sobre a beleza de nosso planeta, pois muitos deixam de perceber isso, distraídos com tantas coisas que compram e acumulam e acabam se distanciando do que realmente importa para o bem-estar.
Foi solicitado para as crianças que tragam imagens, fotos ou desenhos de momentos felizes ou lugares da felicidade, imagens que valorizem o contato do homem com o meio ambiente.Com as imagens será montado um vídeo dos momentos felizes do 5º ano. Vamos aguardar!
Projeto Felicidade não é lixo. Diagnóstico inicial
Como já realizamos um Projeto denominado Consumo Consciente, começamos a observar os sentimentos de nossas crianças sobre o consumismo. Percebe-se que existe um modismo entre as crianças e uma necessidade de vestir-se igual ao outro.Em uma reunião de pais uma mãe desabafou que sua filha fica muito infeliz por não ter as mesmas roupas e materias que os colegas.
Pensando nisso resolvemos criar o Projeto Felicidade não é lixo, sugerimos com a realização desse projeto a construção de um saber ambiental que vise a felicidade e o bem-estar do homem, mudando a visão do homem consumista que só pensa no ter, e esquece da sua relação de troca e responsabilidade com o planeta. Pretendemos sensibilizar as crianças e comunidade da importância de termos um novo olhar para nosso futuro.
Na procura de um saber ambiental que fuja do consumismo como forma de prazer, desse ter e consumir desenfreado e irresponsável que muitas vezes cega a sociedade sobre as verdadeiras belezas da vida.
A primeira pergunta foi sobre o conceito de felicidade que cada família possui , e a partir das respostas pode-se observar o cuidado e valorização da relação entre os homens, seja na família ou através das amizades.( Gráfico1:Para vocês o que é felicidade?)
A segunda questão ficou relacionada como acontece os momentos de felicidade na família, obtendo como resposta da maioria que um momento de felicidade é quando a família tem união , amor e carinho.(Gráfico 2: O que é essencial para um momento em família)
Foi perguntado na questão 3, onde são os lugares da felicidade, na qual novamente as respostas foram de valorização do laço familiar, sendo a casa o lugar de felicidade mais citado.(Gráfico 3: Quais sãos os lugares da felicidade?)
Ao serem questionados, na quarta questão, se são felizes na comunidade onde vivem e os porquês, foram unânimes no sim,e relataram que são felizes porque todos se conhecem, tem bons vizinhos e uma comunidade unida.(Gráfico 4: Sou feliz na comunidade onde vivo?Por quê?)
Na quinta pergunta, foi questionado sobre o que lhes farão felizes no futuro, e a maioria das respostas foi a preocupação com bom estudo e emprego.(Gráfico 5: Oque me fará feliz no futuro?)
O resultado dessa pesquisa mostra que a união , o amor e respeito ao próximo são muito valorizados nessa comunidade e causadores de felicidade, mas vivemos em uma Casa Comum, o Planeta Terra, e nós homens temos que despertar e perceber que nosso planeta também faz parte das relações humanas e precisa ser valorizado.
Se queremos ter momentos felizes com nossa família precisamos de um meio ambiente bem cuidado, amado e respeitado também, que nos dê condições para isso e nos permita uma longa história da humanidade pela frente. Que a interdependência ocorra entre os homens e o meio que vivem, que cuidemos da humanidade e do planeta.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
“II Seminário Jardim Poético”
Foi uma tarde muito prazerosa, com muita troca de experiências e a magia da poesia no ar e todos puderam voltar para casa com um gostinho de saber e ter a certeza que a tarde valeu a pena!
O objetivo do encontro foi discutir o cotidiano escolar e a produção poética.
Contamos com ilustres presenças que nos trouxeram os seguintes temas:
Arte poética no ambiente escolar: uma proposta para reflexão e criação, com Roseana Murray;
O autor e o leitor sintonias e desafios: experiências com um famoso e clássico sapo príncipe, com Jura Arruda;
Poesia no Contraturno, com Denise V. Kricheldof, da Escola Mun. Eugênio Klug
Mediação: Dra. Sueli de Souza Cagneti do PROLIJ
Mesa de Autógrafos: Roseana Murray: Poemas para ler na escola.
Confira algumas fotos: