segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cultivando alface e amizade

Introdução

A muito tempo atrás nossas avós costumavam ter no quintal uma pequena horta de temperos e algumas hortaliças. Eram alimentos frescos para a mesa da família, produzidos em casa.

Atualmente com a facilidade de adquirir tudo em supermercados e feiras livres espalhadas pela cidade, aliadas ao peso da vida moderna, o cultivo de hortaliças em casa não se usa mais.

Em contrapartida, existe hoje a uma preocupação intensa por uma boa saúde e para ajudar as crianças e às famílias a resgatar esse velho e bom hábito de vida e alimentação saudável, nós do segundo ano vamos cultivar em nossa escola uma hortaliça que a maioria dos alunos da nossa sala adora a alface.

Justificativa


Ensinar as crianças o valor da alimentação saudável geralmente é uma tarefa árdua para os pais e para a escola. Pensando numa maneira de ensinar a importância de uma boa alimentação e, simultaneamente, em como preservar a natureza, e a respeitar o coleguinha o projeto vem propor o resgate de hábitos saudáveis perdidos durante muito tempo e valorizar o colega e o espaço que a escola possui cultivando uma hortaliça que a maioria dos alunos gosta muito, a alface, de forma orgânica.


Objetivo Geral

O objetivo geral desse projeto é a valorização da alimentação saudável, e nutritiva aproveitando o espaço que a escola dispõe para o cultivo fácil e rápido de uma hortaliça que a maioria dos alunos gosta. Além da interdependência das ações coletivas entre os colegas de sala.

Objetivo Específico

  • Aprender a preparar a terra.

  • Aprender a fazer os canteiros.

  • Fazer as sementeiras.

  • Fazer o plantio e a colheita.

  • Incentivar o consumo por alimentos saudáveis.

  • Confiar e aprender a cuidar do próprio amigo.

  • Ensinar os alunos a fazer uma escolha para a vida saudável ou pelo menos alertá-los para as conseqüências por consumo de certos alimentos.


Público alvo

  • Segundo ano


Conteúdo

  • Matérias do programa curricular de ensino do segundo ano


Metodologia


O primeiro passo é escolher a hortaliça a ser cultivada. A que oferece menores dificuldades para os iniciantes, como a alface.

Depois fazer levantamento de informações que o aluno possui sobre a hortaliça (O que eu sei sobre a alface?) e colher informações que o aluno deseja descobrir (O que eu quero descobrir sobre a alface?).

Escolher uma área que a escola dispõe para o cultivo da hortaliça, semear ou transplantar as mudas de alfaces.

Aprender sobre o cultivo e cuidar do canteiro assim como precisamos cuidar do coleguinha.

Avaliação


A avaliação será contínua. Semanalmente será escolhida uma dupla de colegas para observar e cuidar do cultivo da hortaliça.

Serão observadas as condutas dos colegas, a forma de tratamento procurando interferir nos momentos necessários.

Observar nos momentos de consumo se alunos que não gostavam ou nunca provaram se com o cultivo, houve mudança.


Conclusão

Deseja-se com esse projeto, propiciar ao aluno a ter uma alimentação saudável. Desejamos que algumas atitudes quanto ao tratamento ao colega mude.


Nenhum comentário:

Postar um comentário