sexta-feira, 16 de março de 2012

SAMBAQUIS - Uma viagem ao passado...


O sambaqui é um tema tratado nos livros e uma realidade em Joinville. A cidade conta o Museu de Arqueológico Sambaqui, onde estão expostos ossadas e artefatos que marcaram a passagem dessa antiga civilização, que habitou o município há cerca de 4 mil e 2 mil anos. Atualmente, o local está temporariamente interditado, o que não impediu que a escola levasse um pouquinho da nossa história para as crianças.
Do dia 05 à 12 de março, os alunos dos três turnos da Escola Eugênio Klug participaram de uma exposição, vídeo e palestra sobre esses habitantes históricos. Com o apoio de um kit didático e um sepultamento de um Sambaquiano cedido pelo Museu Sambaqui, a quem devemos agradecer, os alunos puderam aprender e descobrir muitas coisas sobre esses assunto tão presente em nossas escolas.
Foi um momento muito rico e marcante, como podemos observar no depoimento da aluninha Vitória, 5 anos, do primeiro período que foi questionada sobre sentimento na aula de Projeto Poesia "...no meu coração tem aquele homem do osso lá da biblioteca".Segundo uma mãe de aluna, Valquíria, a apresentação ficou tão marcada para a filha que mesmo depois de dias a criança ainda comentava sobre o assunto.
É isso que nós queremos provocar nos alunos, a surpresa de CONHECER E SABER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário