segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Projeto Felicidade não é lixo. Diagnóstico inicial

Nossa escola tem procurado desenvolver projetos na área de educação ambiental, pois reconhecemos a importância do saber ambiental na formação de homens e mulheres críticos, que percebam a necessidade de um novo olhar em relação ao homem e sua relação com o meio ambiente.
Como já realizamos um Projeto denominado Consumo Consciente, começamos a observar os sentimentos de nossas crianças sobre o consumismo. Percebe-se que existe um modismo entre as crianças e uma necessidade de vestir-se igual ao outro.Em uma reunião de pais uma mãe desabafou que sua filha fica muito infeliz por não ter as mesmas roupas e materias que os colegas.
Pensando nisso resolvemos criar o Projeto Felicidade não é lixo, sugerimos com a realização desse projeto a construção de um saber ambiental que vise a felicidade e o bem-estar do homem, mudando a visão do homem consumista que só pensa no ter, e esquece da sua relação de troca e responsabilidade com o planeta. Pretendemos sensibilizar as crianças e comunidade da importância de termos um novo olhar para nosso futuro.
Na procura de um saber ambiental que fuja do consumismo como forma de prazer, desse ter e consumir desenfreado e irresponsável que muitas vezes cega a sociedade sobre as verdadeiras belezas da vida.


Realizamos então, uma pesquisa com as vinte famílias dos alunos do 5º ano, da Escola Municipal Eugênio Klug, com o objetivo de conhecer o que eles pensam sobre felicidade e a relação que fazem com o meio em que vivem para obter-se um diagnóstico inicial. A pesquisa continha cinco perguntas de respostas abertas envolvendo o tema.
A primeira pergunta foi sobre o conceito de felicidade que cada família possui , e a partir das respostas pode-se observar o cuidado e valorização da relação entre os homens, seja na família ou através das amizades.( Gráfico1:Para vocês o que é felicidade?)
A segunda questão ficou relacionada como acontece os momentos de felicidade na família, obtendo como resposta da maioria que um momento de felicidade é quando a família tem união , amor e carinho.(Gráfico 2: O que é essencial para um momento em família)
Foi perguntado na questão 3, onde são os lugares da felicidade, na qual novamente as respostas foram de valorização do laço familiar, sendo a casa o lugar de felicidade mais citado.(Gráfico 3: Quais sãos os lugares da felicidade?)
Ao serem questionados, na quarta questão, se são felizes na comunidade onde vivem e os porquês, foram unânimes no sim,e relataram que são felizes porque todos se conhecem, tem bons vizinhos e uma comunidade unida.(Gráfico 4: Sou feliz na comunidade onde vivo?Por quê?)
Na quinta pergunta, foi questionado sobre o que lhes farão felizes no futuro, e a maioria das respostas foi a preocupação com bom estudo e emprego.(Gráfico 5: Oque me fará feliz no futuro?)
O resultado dessa pesquisa mostra que a união , o amor e respeito ao próximo são muito valorizados nessa comunidade e causadores de felicidade, mas vivemos em uma Casa Comum, o Planeta Terra, e nós homens temos que despertar e perceber que nosso planeta também faz parte das relações humanas e precisa ser valorizado.
Se queremos ter momentos felizes com nossa família precisamos de um meio ambiente bem cuidado, amado e respeitado também, que nos dê condições para isso e nos permita uma longa história da humanidade pela frente. Que a interdependência ocorra entre os homens e o meio que vivem, que cuidemos da humanidade e do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário